Seguidores

QUADRO DE AVISOS

Atento a frequência, atento a frequência QRA Paulino - QTH Magé/RJ 1ª região para o Brasil e Mundo onde houver propagação estaremos no QAP da vida, que o Px Maior nos dê força e coragem para enfrentar as QRM da vida, meu QSO sempre com o PX Maior pedindo sua proteção divina, forte 73.

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Fonte de computador para uso em rádio comunicação - projeto #06 parte 1.


Olá pessoal se você tem um rádio px para uso móvel ele pode ser alimentado com tensões que variam de 11,6V a 15,1V (porque o alternador sempre estará jogando carga na bateria com tensão máxima de 15,1 e mínima de 13,1V), já os rádios destinados a uso base operam com tensão real de 13,8V se for mais poderá danificar o rádio e mínimo o rádio perde rendimento, os de uso móvel também operam em base e ao meu ver tem um ponto positivo nisso que eu posso utilizar fonte de 12V sem perder muito o rendimento do aparelho.

O esquema abaixo é para usar uma fonte de computador para alimentar o rádio veja o exemplo:


A fonte do computador tem um chicote de fios que poderá utilizar os fios amarelos +12V e os fios pretos negativo, eu sugiro usar todos os amarelos fazendo um chicote único que seriam o positivo e os fios pretos fazendo também um único chicote que seriam o negativo.

Para acionar a fonte tem ligar o fio verde e o preto junto, pegue um dos fios pretos e faça a ligação no fio verde, fontes de computador fornecem 20A ou mais, um único ponto negativo de toda fonte chaveada não importando se é de pc ou não é que quando dão problemas a tensão pode subir ou descer muito, pode recorrer a um circuito regulador que é vendido no mercado livre e usar como proteção.

Antes que eu me esqueça é bom colocar um resistor de fio 10 Ohms x 20W entre o fio preto e o vermelho.

Eu tenho algumas fontes de pc e vou montar uma bem legal pra mim utilizando um regulador que mais tarde irei postar por aqui todo o projeto.

Obrigado por visualizar o blog.